background

4 de setembro de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 18 - GENGIBRE




EPISÓDIO 18

O episódio de hoje está sendo dedicado ao Gengibre, uma raiz com super poderes, tem gosto forte e bem característico, muito usado em pratos orientais, seu nome científico é Zingiber officinale, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.

No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.




Chá de Gengibre


Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente).

Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado.

Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.


Quanto consumir de gengibre?


Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.


Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.




Gengibre em Pó


O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru (em receitas, por exemplo). É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.


O gengibre em pó pode ser feito em casa: Deixe secar, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.



Fitoenergética




Também traz simplicidade para resolver problemas com o parceiro/parceira.


CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.


A outra grande vantagem é que, se você usar exatamente como o método da Fitoenergética recomenda, você não terá qualquer tipo de contraindicação e poderá usá-la associada a qualquer outro tipo de tratamento que você ou alguém que você queira ajudar esteja recebendo.


Propriedades medicinais


O chá de gengibre ajuda a emagrecer?

O chá poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.


Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Mastigar as lascas de gengibre, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, nesse caso só ajuda melhorar a dor mas não cura. Colocar lasquinhas de gengibre na água ajuda eliminar os enjôos.

Em chás, a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. Uma chá de gengibre, canela e anis é uma excelente pedida!

Bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ajudar no combate ao câncer.


O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos estimulam os centros vasomotor e respiratório.


Contraindicações



O gengibre pode interferir também sobre outros medicamentos e é por isso que devem abrir mão dele pessoas que estão sendo tratadas com remédios para: circulação sanguínea; diabetes; anticoagulantes.

Gestantes

O gengibre é contraindicado para as mulheres grávidas, principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto, pois a raiz contém estimulantes poderosos que podem provocar contrações prematuras e até um aborto espontâneo.

Portanto, recomenda-se que as gestantes evitem o gengibre durante todo o período de gravidez.

Hipertensos

Os indivíduos que sofrem de pressão alta não devem consumir gengibre, pois a raiz acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que descontrolar a pressão arterial.

A contraindicação estende-se inclusive às pessoas que tomam medicação e têm o problema sob controle.

Hemofílicos

O gengibre contém propriedades que estimulam a boa circulação sanguínea, o que é geralmente é bom para as pessoas, exceto para quem sofre de hemofilia.

Alguns estudos apontam que o consumo da raiz pode alterar a coagulação e predispor sangramentos, o que é ruim para os hemofílicos. Por este motivo, quem sofre com a condição, caracterizada pela dificuldade de coagulação do sangue, deve cortar o gengibre do cardápio.

Pessoas que desejam engordar

Por auxiliar na redução do apetite e promover a queima de gordura, o gengibre é um excelente aliado para os indivíduos que desejam emagrecer. No entanto, estes benefícios tornam-se malefícios quando a pessoa precisa ou deseja ganhar peso.

Assim sendo, o gengibre deve ser evitado por quem quer engordar.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-gengibre-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre

https://belezaesaude.com/gengibre/

https://www.remedio-caseiro.com/conheca-quais-as-contraindicacoes-do-gengibre/

Colaboração: Tânia Campos.

Bênçãos sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF