background

18 de setembro de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 19 - CAPIM LIMÃO



EPISÓDIO 19

O episódio de hoje está sendo dedicado ao Capim Limão, uma planta muito querida e com super poderes, também conhecido por Capim Santo, Capim cheiroso ou Capim-Cidreira, dentre outros nomes, em Portugal também é chamada de Erva-Príncipe. Seu nome científico é Cymbopogon citratus, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa).

Muito consumido na forma de infusão, o capim-cidreira faz bem para a saúde e é perfeito para jardins rústicos e de baixa manutenção.

O capim-cidreira é um ingrediente coringa. Com sabor suave e acidulado, é consumido principalmente na forma de chá, mas também pode ser utilizado no preparo de sucos, em pratos salgados e doces. Entretanto, vale redobrar a atenção ao incluir suas folhas cruas como ingrediente de sucos ou outros quitutes: suas partes cortantes podem causar desconforto intestinal. “Para evitar qualquer mal-estar, após bater o capim no liquidificador, coe o preparo duas ou três vezes antes de ingerir".


Forma de consumo


Pode-se tomar o chá de capim limão quente ou gelado. Ao fazer o chá, evite ferver as folhas para não comprometer as propriedades. Coloque as folhas picadas na água quente, tampe, deixe amornar e já está pronto para o consumo.

Adicione em um litro de água fervendo 5 colheres de sopa da planta seca ou 20 folhas frescas cortadas em pedacinhos. Abafe por 20 minutos e coe. Tome o chá de capim-limão quente ou gelado três vezes ao dia.


Fitoenergética



Chá e sua função Fitoenergética


É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.


Propriedades medicinais


Fonte de manganês e vitaminas A e C, ácido fólico, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio. Tem também vestígios de vitaminas do complexo B.

Juntamente com seus usos culinários, erva-cidreira é útil em remédios alternativos ou complementares para uma ampla gama de doenças.

Tem muitas propriedades medicinais benéficas incluindo analgésico, anti-inflamatório, antidepressivo, antipirético, anti-séptico, antibacteriano, antifúngico, adstringente, carminativo, diurético, febrífugo, galactogogue, inseticida, sedativo e propriedades anti-câncer.

Controla os níveis de colesterol; purifica o fígado, rins, bexiga e pâncreas. Cura de gripes e resfriados.

Também é possível fazer cataplasma com suas folhas e aplicar sobre as juntas com artrite ou dores musculares. Para fazer o cataplasma, pode-se usar as folhas frescas ou secas.

As folhas frescas podem ser picadas e fervidas (½ copo de erva para 1 copo de água) por 2 minutos. Coloque as folhas em um pano fino e aplique sobre a região por no mínimo 1 hora.

As folhas secas podem ser trituradas até chegarem na consistência de pó ou o mais perto disso, acrescente um pouco de água morna, o suficiente para fazer uma pasta, e aplique da mesma forma.

Contraindicações


O chá é contra indicado para pessoas que sofrem de gastrite, azia e úlceras. Gestantes e lactantes devem consultar seus médicos antes de consumir. Seu efeito sedativo pode ser potencializado com medicamentos para o mesmo fim ou para baixar a pressão. Se usado na pele, lembre-se de lavá-la antes de se expor ao sol, para evitar queimaduras e manchas.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-capim-cidreira-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon_citratus

https://blog.plantei.com.br/conheca-tudo-sobre-o-capim-cidreira/

https://lar-natural.com.br/para-que-serve-o-cha-de-capim-limao/

Colaboração: Tânia Campos.

Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF