background

28 de agosto de 2017

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 17 - FUNCHO



EPISÓDIO 17

O episódio de hoje está sendo dedicado a uma planta muito querida e que pouco sabemos, o Funcho, é uma planta medicinal que produz sementes conhecidas como Erva-doce, seu nome científico é Foeniculum vulgare e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou em algumas feiras livres.

O chá de funcho, que também é chamado de anis, erva doce, maratro, etc; é largamente utilizado na perfumaria, na culinária e como aromatizante. É extremamente aromático e possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo de modo geral.


A planta é originária do Mediterrâneo, mas é cultivada em várias regiões de clima temperado ou subtropical. No Brasil, é uma das ervas mais utilizadas, seja em chás ou na indústria cosmética.


As sementes de funcho, costumam ser usadas em chás para combater os gases intestinais e muita gente o oferece para bebês e crianças pequenas.


Chá de funcho: Colocar 1 colher de sementes de funcho em uma xícara de água fervente, tampar, deixe amornar, coar e beber a seguir. Tomar entre 3 a 5 vezes ao dia.

Fitoenergética


Promove o otimismo, a motivação, a vontade; aumenta a coragem; diminui a ansiedade; gera dinamismo; ajuda a saber organizar suas prioridades.

Por diminuir a ansiedade, quando utilizado antes de dormir, induz a uma leve sonolência.

CHÁ E SUA FUNÇÃO FITOENERGÉTICA

É a função do chá relacionada ao poder oculto, ou à energia sutil da planta que atua na alma humana, no campo dos pensamentos, sentimentos, emoções e até no campo espiritual.

Para usar a Fitoenergética, você também precisa saber combinar as plantas de acordo com as suas faixas de frequência e montar um composto com a polaridade correta. Contudo, uma simples oração no momento do preparo já será suficiente para que a fitoenergia seja ativada.

A outra grande vantagem é que, se você usar exatamente como o método da Fitoenergética recomenda, você não terá qualquer tipo de contraindicação e poderá usá-la associada a qualquer outro tipo de tratamento que você ou alguém que você queira ajudar esteja recebendo.

Funcho em Flor

Propriedades Medicinais

Ele é apropriado para tratar indigestão e estimular o apetite e as sementes também podem ser usadas em infusões para combater a tosse e afrouxar o catarro da garganta.

Antiespasmódico;
Estimulante;
Relaxante;
Vermífugo;
Antirreumático;
Relaxante muscular;
Evita flatulência;
Ajuda a melhorar a prisão de ventre;
Previne mau hálito.


A planta ainda apresenta em sua composição: vitaminas A, B e C, água, glúcidos, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco e cobre. Na indústria cosmética, a conhecida erva doce tem sua suave e delicada fragrância utilizada em diversos produtos, como sabonetes, cremes para mãos, corpo e também em xampus e até desodorantes. Suas muitas propriedades e vitaminas, fazem dessa erva medicinal uma das preferidas para tratamentos de cabelos e pele.

Contraindicações


O Funcho pode provocar algumas reações alérgicas.

Está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 5 anos e pacientes com hipertireoidismo.


Fonte: GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012.

http://www.luzdaserra.com.br/cha-de-erva-doce-poderes-ocultos-e-funcao-fitoenergetica

https://www.tuasaude.com/funcho/

https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-do-cha-de-funcho/



3 comentários:

  1. Eu gostei demais das informações! Parabéns por toda sua dedicação!

    ResponderExcluir
  2. nossa !!! adorei essa materia ,muito obrigado sera muito valioso para mim.

    ResponderExcluir

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF