background

19 de fevereiro de 2018

SABEDORIA DIVINA DA NATUREZA - EP 26 - CATINGA DE MULATA



EPISÓDIO 26

O episódio de hoje é sobre uma planta pouco conhecida, a Catinga de mulata, cientificamente Tanacetum vulgare, da família das Compostas, também conhecida como tanaceto, atanásia, atanásia das boticas, erva contra vermes, erva de são marcos, erva dos vermes, erva lombrigueira, palma, tanásia, tasneira e catinga de mulata.

É nativa da Europa e foi introduzida na América do Norte, provavelmente para o uso em remédios populares ou como uma planta decorativa, então foi ganhando território em outras partes do mundo também.



Contém o princípio ativo linalol como componente de seu óleo essencial. A substância é a mesma utilizada como matéria-prima para fabricação do perfume francês Chanel nº 5, um dos mais famosos do mundo.


Fitoenergética

Atua principalmente no 1º chakra e tem polaridade Yang.

É energizante do corpo físico; ajuda a ter os pés no chão; ser realista; parar de sonhar muito e fazer as coisas acontecerem, colocar em prática; ajuda no aterramento; aumenta a capacidade de reação diante de problemas; favorece a consciência e sobriedade em todos os atos.

"A Catinga de mulata é força, ação, e verdade. Te põe de volta no chão, na tua verdade, não te carrega no colo, mas te faz andar com segurança e sobriedade. Não há o que temer, mas há o que se viver, viva!!! Ela levanta o véu de nossas incertezas, ilumina, clareia nossa visão interior. Energia vital, equilíbrio da alma."

Também ajuda na limpeza do campo energético.



O chá é de fácil preparo: coloque um litro de água no forno, quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione duas colheres (de sopa) da erva catinga de mulata. Tampe o recipiente da mistura e deixe abafado por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coe e espere esfriar. A dosagem correta é de duas a três xícaras do chá durante o dia.

- Infusão de 2 g de folhas secas em 200 ml de água. Tomar 2 a 3 xícaras (chá) ao dia.



Propriedades medicinais

É usada, principalmente, como vermicida. Pois a catinga de mulata é extremamente tóxica a vermes intestinais.

Ajuda as mulheres na regularização da incômoda menstruação.

Combate problemas “comuns” como taquicardia e epilepsia.

Ajuda no tratamento da asma, da gota, do histerismo, do reumatismo, da aerofagia, da bronquite e da dismenorréia.

Ameniza dores musculares, articulares e reumáticas.

Diminui as flatulências.

Trata problemas menstruais e nos rins.


Esses benefícios são para quem bebe o chá de catinga de mulata, mas a erva também pode ser utilizada em problemas externos e apresenta ótimos resultados. Alguns desses problemas externos são feridas, furúnculos, psoríase e os temidos piolhos. Só é preciso aplicar o azeite desta planta sobre a área lesionada.


Contraindicações

Quanto às contraindicações, a chá não deve ser tomado por gestantes, pois é um pouco tóxico e pode vir a ocasionar em um indesejado aborto espontâneo – e em mulheres em fase de amamentação/lactação também não é recomendado. Além disso, o uso de altas doses pode ocasionar em diversos problemas, que vão do vômito até convulsões.



Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/catinga-de-mulata.html#.WosoGCXwbIV

https://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=3904

https://www.chabeneficios.com.br/cha-da-planta-catinga-de-mulata/

Colaboração: Daniele Schutz; e Maria Isabel (Terapeuta Fitoenergética).

DEMAIS EPISÓDIOS AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF